ESCREVENDO LIVROS


como escrever ou publicar um livro
   

COMO ESCREVER UM BELO LIVRO

   Você é leitor ou não? Gosta de lê livros? Responda depois. Já pensou em escrever livros, ser um autor reconhecido, escrever suas próprias obra-primas, estórias criadas pela a sua narrativa, vê seus livros em várias livrarias e bibliotecas no mundo todo.
   Talvez você pense assim, não sei escrever, minha gramática é nota zero. Mas se você gosta dessa ideia, para aprender, o melhor segredo é ler livros.  Por enquanto, revistas em quadrinhos é a melhor opção de quem está começando a escrever, porque você está lendo o diálogo e a imagem ao mesmo tempo.
   Depois passe para outros livros, se poder consiga obra de autores conhecidos, senão qualquer literatura boa. Regra número um: leia bastante, leia tudo. Agora me responda se você é leitor e se gosta de ler.Se você responder sim, ótimo sinal para se tornar um escritor de verdade.
   Vamos iniciar pegue uma folha e escreva tudo que vier em sua mente, qual o gênero que você gosta: drama, romance, aventura, ficção, suspense, terror, auto-ajuda, fantasia, só em você lê essas palavras já imaginou algum filme ou livro com este tema, então sua mente já teve um início.
   Comece fazendo uma estória que você goste, pois você terá prazer em realizar até o final, para que depois do meio do caminho, por não ser algo que te agrede, você abandone tudo. Siga as minhas sugestões para fazer um bom livro que vem agradar os leitores, e lembre faça um resumo antes de começar, escolha um bom tema e seus personagens.
   Depois de terminar o resumo, vamos definir em cada personagem e as suas características. Faça uma lista de todos os personagens, para melhorar o seu raciocínio, faça também um mapa das casas, locais de trabalho, ambientes que os seus personagens vão percorrer durante a estória do livro, não precisa ser desenhista, basta fazer um esboço simples, só você entenda, isso já é um segredo de autor.
   Voltando para o resumo, faça o início até o final da narrativa, para você não se perder na história, após o resumo feito. Comece a escrever de novo, mas agora colocando cada personagem correto no seu devido lugar, escreve também cada detalhe da sua nova estória.
   Observe no resumo, o que está faltando, o que deve ser encaixado, lugar, fato. Se for incluir algum personagem, coloque no começo da estória ou depois de dois ou três capítulos, porque tem muitos leitores que não gostam quando aparece um do nada para mudar toda a estória, mas é opcional.
   Lembre-se principalmente, que você está começando agora, nunca comece como escritor amador com o início de era uma vez... anos de.... comece segurando o leitor com frases mais diretas, veja como: "Um homem estava sentado na praça, parecendo esperar algo ou alguém. Olhava para o celular, aguardando uma mensagem ou alguém ligar. Quando de repente alguém liga... — Alô! Quem é?" Pronto, você acabou de segurar atenção do leitor na sua estória, ele vai querer saber quem o homem estava esperando ou quem acabou de ligar, e claro e evidente saber que homem é este.
   Concluído, você tem que definir quem está narrado o texto. Se você está na primeira pessoa ou na terceira. A frase de cima o narrador está na terceira pessoa, na primeira, seria assim: "Eu vou esperar aqui sentado na praça, poderá ela demorar ou chegar a qualquer momento. Ou até mesmo mandar uma mensagem para o meu celular ou ligar. — Opa! Alguém está ligando. Alô! Quem  é?" Um detalhe na primeira pessoa, o leitor sabe o que se passa na cabeça do personagem, cuidado para revelar o segredo da sua estória antes do final surpreendente.
   No término do livro, se você quiser publicar o livro sem gastar nada por enquanto. Existem vários sites que publica o seu livro, em impresso ou digital.
   Veja algumas delas: 
   www.lulu.com
   www.createspace.com
   www.clubedeautores.com.br
   www.bookess.com
   www.livrariasaraiva.com.br
   www.agbook.com.br
   Existem outros sites, pesquise qual a melhor opção, cada um delas, tem uma maneira de diferente de publicação e o preço que é o mais importante. Uma vantagem, o valor dos seus direitos autorais , quem define é você. Então, comece a sua obra literária hoje ainda.
   Comentem e coloquem as suas dúvidas, terei o prazer de responder as perguntas. Aguardem os próximos artigos, já estou pesquisando:

   Veja a minha revista em quadrinhos na amazon,com 
   
   E aguardem o meu NOVO LIVRO.  
   

7 comentários:

  1. Otima idéia quem sabe eu não escrevo o próximo best seller nacional....
    vou tentar escrever um.

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas.... Já tenho um livro escrito, até uma editora pr publicar este livro, mas e sempre bom ter boas ideias para fazer um bom texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Giovana, seja sempre bem vinda. Continue pegando mais ideias daqui. Depois eu ver o seu livro.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Eu vou fazer um post sobre as poesias, aguarde é muito legal. Eu não sou poeta, depois das dicas, consegui fazer umas poesias pra esposa que ficou de boca aberta.

      Excluir
  4. Eu gosto muito da palavra,e poemas em cima de sabedorias,obg pelo convite

    ResponderExcluir
  5. Amo ler...escrever...e quero realizar meu Sonho.. .ah!!!!!...Desde minha tenra idade penso nisso.....genial amigo ...

    ResponderExcluir

Oi, pessoal!
Coloque aqui o seu comentário, eu responderei com prazer.

Atenciosamente,
Cicero Mattos

- cheaps1 - new5